- Área: 1840 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Sandra Pereznieto
-
Fabricantes: Barandales, Mexicana de Mosaicos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este edifício de apartamentos realizado por Dellekamp Arquitectos está localizado em Benito Juárez, Cidade do México, foi concebido como um empreendimento habitacional de classe média para famílias jovens. A principal premissa do projeto era desenvolver habitações dentro da faixa de mercado que oferecia uma materialidade e espacialidade acima do padrão.
Cada apartamento foi dividido em dois módulos habitáveis, um contendo a sala de estar, sala de jantar e núcleo de serviços, enquanto o segundo é uma sala com armário e banheiro. O projeto foi tecido juntamente com a possibilidade de ter apartamentos de um, dois ou três quartos, alguns deles (os que possuem vista para a rua) são complementados com uma sacada, enquanto outros têm um atraente jardim na cobertura.
O projeto possui uma integração muito clara entre espaço e estrutura. Todos os materiais são usados de forma aparente para enfatizar suas características plásticas. A funcionalidade das unidades habitáveis permitiu ter um esquema claro de sistemas construtivos, que consiste em: uma circulação central com altura dupla e entrada de luz para o centro do edifício, esta com estrutura metálica e telhados de abóbadas de alvenaria; em torno da circulação estão os acessos e o serviço central com cozinhas, lavanderias e banheiros, paredes de suporte de concreto aparente e laje contínua de concreto para instalações; finalmente, para os ambientes dianteiros e posteriores da fachada com pé-direito duplo, salas de jantar e dormitórios, possuem paredes de carga de concreto aparente e abóbadas de alvenaria.
Um dos temas mais recorrentes durante o processo projetual deste trabalho foi a necessidade de honestidade material em todos os seus espaços, usando de forma clara os métodos construtivos.